Maringa / PR - sexta-feira, 19 de abril de 2024

Higiene do Sono

Tratamento Natural e não Farmacológico da Insônia

 

 

 

 

 

A higiene do sono é um método natural, comportamental e não farmacológico para melhorar a qualidade do sono. A higiene do sono  dá bons resultados a longo prazo isto é deve-se praticá-la e em alguns meses é possível obter uma boa melhoria na qualidade do sono.

 

A higiene do sono encontra-se comprometida na sociedade moderna; ela é tão importante quanto a maioria dos hábitos diários tais como alimentação, banho, estudo, trabalho etc. Dormir bem e acordar saciado é essencial à saúde física e mental; as conseqüências de uma noite de sono inadequado são: fadiga, cansaço, tensão, diminuição do rendimento intelectual, sintomas leves de depressão e ansiedade, sonolência diurna (que aumenta o risco de acidentes), dores musculares e irritabilidade.

 

 

 

 

1

Manter horários relativamente constantes para dormir e acordar. Mudanças de hábitos de fins de semana, tais como deitar tarde e sono prolongado, podem comprometer a qualidade do sono.

 

 

2

Cuide do ambiente de sono. Calor e frio excessivos alteram bastante o sono, portanto tentar manter o quarto com temperatura agradável. Ruídos internos e externos ao domicílio podem comprometer a qualidade do

 

 

3

Não tomar café, chá preto, chocolate ou qualquer bebida estimulante após as 17 horas.

 

 

4

Evitar fumar antes de dormir, pois a nicotina favorece a insônia e um sono não reparador.

 

 

5

 Não se alimentar próximo ao horário de dormir: caso necessite fazê-lo, faça um lanche leve.

 

 

6

 Procurar estabelecer um ritual de relaxamento 1 hora antes de se deitar: encerre atividades, encerre a resolução de problemas, desligue o computador, tome um banho morno ou quente, diminua a luminosidade do quarto enquanto se prepara para deitar.

 

 

7

 Procurar associar a cama com o ato de dormir ou com a atividade sexual: não use a cama para leitura, trabalho, ver televisão ou alimentar-se.  

 

 

 

8

Procurar não cochilar durante o dia; entretanto se necessário tire um cochilo de menos de 30 minutos.

 

 

 

9

Atividade física regular melhora o sono a longo prazo. No final do dia, os exercícios precisam ser mais leves como alongamento ou caminhadas, e pelo menos 4 horas antes de dormir; evitar exercícios fortes neste período.

  

 

 

10

Evitar o uso de bebidas alcoólicas: embora ajudem a relaxar, elas perturbam a qualidade do sono. Pessoas que roncam devem evitá-las, pois pode haver piora do ronco